Passadiços do Orvalho
Os Passadiços do Orvalho ficam localizados no distrito de Castelo Branco, na freguesia de Orvalho, concelho de Oleiros.
No coração da Beira Baixa, em pleno Geopark Naturtejo, os Passadiços do Orvalho estão inseridos no PR3 GeoRota do Orvalho e permitem conhecer uma série de geomonumentos classificados pela UNESCO que existem na freguesia do Orvalho, como sejam a Cascata da Fraga de Água d´Alta e o Cabeço do Mosqueiro,
A GeoRota do Orvalho conta com cerca de 9 km de extensão, mas não em extensão em passadiços contínuos. Os novos Passadiços do Orvalho só foram construídos em pontos fulcrais da GeoRota do Orvalho, de forma a tornar viável a passagem por zonas do trilho mais exigentes e, assim, permitir a um número mais alargado de pessoas o acesso a locais naturais por onde o percurso passa.
Desta forma, o impacto paisagístico dos passadiços foi consideravelmente reduzido.
Ao todo serão cerca de um par de quilómetros de passadiços propriamente ditos, sendo que os troços de passadiços mais longos são nas zonas envolventes da Cascata da Fraga de Água d’Alta e do Cabeço do Mosqueiro.
Passadiços e geomonumentos à parte, destacamos na GeoRota do Orvalho, o bucólico e verdejante percurso que acompanha a Ribeira de Água de Alta pelo Vale das Fragosas.
Percorrer na sua totalidade, iremos encontrar pequenas cascatas e poços de água, bem como atravessar um sem número de pontes de madeira, o som das águas da ribeira e o chilrear dos passarinhos.
Pode fazer o download do planfeto do trilho da GeoRota do Orvalho aqui.