Montanhismo

Serra da Estrela

 

passadicos.comMontanhismo...
No coração da Serra de Estrela!
As melhores trilhas em Passadicos.com

passadicos.com

Na Natureza e devido à sua inteligência, o ser humano está numa constante procura de emoções e sensações. Traçando objetivos diversificados, o homem desafia limites, compete energicamente de forma a alcançar metas impensáveis e atinge horizontes nunca antes conseguidos.

Esta atração pela superação, pelo prazer de ir mais além e de ser autêntico acompanhou desde sempre o ser humano. 

E, como sinónimo do exposto, hoje em dia, existem os mais diversos desportos radicais (de aventura) praticados, entre eles, o Montanhismo.

Segundo Gomes Teixeira, no livro "Santuários de Montanha: Impressões de Viagens" (1926): “o montanhismo dá saúde ao corpo; instrução ao corpo e saúde à alma”. Este ideal do montanheiro, como é classificado, permite constatar o orgulho de todas as pessoas que se dedicam a praticar este desporto.

Montanhismo: o que é?

O termo montanhismo é aplicado para designar a atividade que consiste em subir montanhas através de caminhadas ou escaladas. O berço do montanhismo, como é conhecido atualmente, é a cordilheira dos Alpes que está situada no continente europeu e atrai milhares de pessoas todos os anos. As pessoas partem à conquista das montanhas com o objetivo de chegar ao cume, atingir o ponto supremo de uma determinada montanha ou o topo de uma falésia. Conquistar uma montanha não deixa de ter um sentido metafórico, pois o vencer e ultrapassar de uma dificuldade (como no caso da montanha), permite ao homem ter mais força para encarar as vicissitudes da vida.

As pessoas que praticam montanhismo têm a oportunidade única de entrar em contacto direto com a natureza, de respirar o ar puro das árvores, apreciar as paisagens agrestes da fauna, ou mesmo dormir debaixo de um céu estrelado. Todos estes condimentos permitem ao homem viver experiências simbólicas e marcantes.

Preservar a natureza! Esse é o lema de todo os montanhistas, que têm como princípio praticar um desporto sem modificar as características do local e também o de não o poluir, pois só assim toda a gente pode beneficiar da natureza em todo o seu esplendor.