Montanhismo

Circular do Cântaro Gordo

 

passadicos.com9,49 quilómetros | Difícil

Percurso integrado numa acção de formação do grupo "Os Perdigueiros". Tratou-se do primeiro dia de campo, da segunda saída para a montanha (Serra da Estrela). 

A ideia original era de um fim de semana em autonomia na Serra da Estrela. O boletim meteorológico para o fim se semana desaconselhava porém a pernoita na serra, prevendo-se precipitação intensa, vento forte e queda de neve acima dos 1.400 metros . 

A opção foi pois a de partir as actividades de forma a que na noite de sábado se pudesse pernoitar nas Penhas da Saúde. 

Este primeiro dia previa um percurso circular à volta do Cântaro Gordo, partindo do parque de campismo do Covão, subindo pela direita (norte) até ao Espinhaço de Cão. Daqui rodar à esquerda (oeste) passando pela Fraga do Vale Mourisco à direita e descer também à direita (norte) até ao vale da Candieira. A partir daqui, seguir o curso de água para montante (oeste) e subir a acentuada encosta da margem esquerda até à Lagoa do Peixão. Rodar à direita e deixando o Fragão do Poio dos Cães à direita, subir até Cume. Daqui o trajecto viraria a sul e depois em arco para sudeste em direcção a Chancas. Depois de uma sucessão de lagoas, inicia-se uma subida acentuada ao Cântaro Gordo. O destrepe é feito em arco, este e depois sul, apontados ao Cântaro Magro. Por volta da cota dos 1.600 metros roda-se a este e depois a sul em direcção à ribeira do Covão e num pulo ao parque de campismo. 

O percurso teve que ser encurtado uma vez que chegados à Lagoa do Peixão, debaixo de uma chuva constante e com a temperatura em queda acentuada ficou claro que a segurança do grupo aconselhava um regresso rápido à base. Ficou assim de fora do percurso o segmento entre a Lagoa do Peixão e Cume (cerca de 2,5 a 3 kms). Do Peixão seguiu-se para Chancas e depois da aventura da passagem de um segmento de blocos escorregadios e já bastante cobertos de neve, contornando o Cântaro Gordo pela direita, iniciou-se a descida para o vale. 

Em cerca de 45 minutos e debaixo ora de granizo ora de neve, a descida íngreme para o Covão da Ametade foi feita com a maior das cautelas entre escorregadelas e quedas, acabando tudo em bem. 

Participaram: Carlos Sampaio, Adelino Miranda, Daniel Almeida, António Simões, José Rolo de Sousa Jr. e Nuno Carvalho. O grupo foi monitorado pelo Pedro Guedes da Espaços Naturais.