Cornos do Diabo
13,88 quilómetros - Moderado | próximo a Lapa dos Dinheiros, Guarda Serra da Estrela (Portugal)
NOTAS IMPORTANTES:
1) Percurso NÃO sinalizado.
2) Cuidado na descida junto à conduta de água. Como alternativa deverá usar o trilho em “Zig-Zag” que se encontra há direita.
3) Não aconselhamos a realização deste percurso com chuva/gelo/neve.
BREVE DESCRIÇÃO DO PERCURSO:
Iniciámos este magnífico percurso no Miradouro do Monumento do Sagrado Coração de Jesus, na Lapa dos Dinheiros. Esta aldeia pertence ao concelho de Seia, e situa-se numa das encostas da Serra da Estrela.
Caminhámos em direcção ao buraco do sumo, atingindo este ponto descemos até alcançarmos o início da levada, onde se encontra o misterioso rochedo dos Cornos do Diabo.
Os Cornos do Diabo são uma grande rocha granítica com cerca de 6 metros de altura, em que no topo, devido à erosão, tem duas pontas em pedra aguçadas semelhantes a uns cornos, por isso o nome Cornos do Diabo. Neste sítio, foi construída uma mini represa para captar águas da ribeira da Caniça até à Câmara de Carga da Ponte Jugais.
Seguimos a levada até um caminho que nos levou em direcção ao rio Alva na Senhora do Desterro, e entrámos na conhecida Mata do Desterro, visitámos a Capela do Sr. do Calvário e a conhecida cabeça da Velha. Prosseguimos novamente em direcção ao Rio Alva para apanhar outra levada que nos conduziu até à Câmara de Carga da Ponte Jugais.
Descemos junto à conduta de água até apanharmos o caminho que nos levou ao buraco da Moura e às Cascatas da Caniça.
Continuámos o percurso passando pela Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, um local bem agradável rodeado por uma paisagem deslumbrante e regressámos ao ponto de partida pelo estradão de terra batida.
Contactos Úteis:
- B.V. São Romão: 238 310 220
- B.V. Seia: 238 310 310
- G.N.R. Seia: 238 310 300
- Centro de Saúde - Seia: 238 315 715
- Posto de Turismo - Seia: 238 317 762
- União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros: 238 399 222